Em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, cerca de 50 crianças contam com os cavalos Cacau, Garotinho, Pirulito, Chocolate e Pavão do Amigos da Hippo para realizar a hipoterapia, método terapêutico e educacional que busca o desenvolvimento biopsicossocial do paciente por meio do andar do cavalo.

O projeto Amigos da Hippo que existe desde 2015, é a próxima instituição a dar continuidade ao Riopreto Shopping Solidário neste fim de semana. O projeto trabalha com crianças com necessidades especiais e de baixa renda, fazendo com que o paciente tenha uma melhoria de vida, tanto física quanto de raciocínio, pensamento e percepção.

Contando atualmente com nove profissionais voluntários, entre fisioterapeutas, terapeuta educacional, professoras, veterinárias, assistente social, psicóloga e cuidador dos cavalos, o projeto, que não conta com verba governamental ou municipal, funciona nas segundas, das 14h às 18h, e terças e quartas das 8h às 12h.

A fila de espera para o atendimento no projeto é grande.  As crianças são encaminhadas e indicadas ao Amigos da Hippo por intermédio de hospitais e instituições não-governamentais, como a ARCD, Hospital de Base, entre outros.

O Amigos da Hippo comercializarão convites da feijoada 100% beneficiente que realizam há quatro anos e que é a principal fonte de renda do projeto. O empresário e um dos idealizadores, Ricardo Augusto Prado Reina, comenta sobre a importância da feijoada. “No ano passado foram 940 pessoas, tivemos uma arrecadação de R$ 73 mil para ser diluído durante o ano. Nesta 5° edição da feijoada, esperamos reunir mil pessoas.”

Todo o dinheiro arrecadado é destinado à manutenção do projeto e para a adequação de alguns espaços, além dos cuidados com os cavalos, como vacina, ração, veterinário e remédio. Amigos da Hippo é mantido por doações e contribuições mensais feitos pelos patrocinadores.

“São projetos como o Riopreto Shopping Solidário que nos permitem ampliar nossa divulgação, fazer com que o projeto fique mais conhecido, assim trazendo mais apoiadores para mantermos e aumentarmos o numero de crianças atendidas”, finaliza Ricardo.

A 5° edição da feijoada Amigos da Hippo acontece no dia 8 de julho, a partir das 12h30 na Chácara Viva, o evento é open bar e open food. Os convites poderão ser comprados no estande do Riopreto Shopping Solidário nos dias 1, 2 e 3 de junho, na sexta e no sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 14h às 20h.

A colaboração também pode ser feita por meio de depósito bancário ou através de um boleto bancário. Para mais informações acessewww.amigosdahippo.com.br ou pelo telefone 17 3216-4160.