Propósito, paixão, estratégia, desafios, dedicação e beleza. Eis o mix da SOUQ, marca de lifestyle da empresária Traudi Guida e de seu filho, Bento Guida
A loja SouQ realiza sua inauguração oficial nesta quarta-feira (8/11) no Shopping Center Iguatemi São José do Rio Preto, com um coquetel para imprensa, formadores de opinião e convidados ligados à moda e lifestyle.
A própria Traudi Guida, empresária da marca e ex-sócia-proprietária-fundadora da Le LisBlanc, estará na loja para um bate-papo com os convidados sobre essa nova proposta de varejo inspirado nos grandes mercados árabes.
A missão da marca é transportar parte da atmosfera desses lugares mágicos para as nossas 16 lojas próprias. “Unimos tendências, achados, statments, curiosidades, gracinhas e preciosidades em um ambiente acolhedor como a sua casa e divertido como a sua vida”, conta Traudi.
“Somos apaixonados por estilo, estética e belezas, logo, por garimpar decorativos mil, objetos, acessórios, roupas especiais, mundo adentro. Somos uma marca brasileira dedicada à curadoria de tudo o que vale a pena e que possa enfeitar a vida.”
Desde 2013, o mix de produtos é pensado para adjetivar e decorar a vida, contar histórias, quebrar a monotonia. São artigos de decoração, roupas, bijuterias, acessórios, papelaria, louças, almofadas.
“Viajamos pelo globo em busca do chic, do valor justo, do cult, do kitsch, do clássico, do que é inovador, do que é elegante e do que é extravagante. Ou seja, de tudo que cause surpresa, que reverbere amor ou humor, ou os dois ao mesmo tempo”, diz a empresária.
Traudi Guida _ Bio
Passe em uma vitrine da SOUQ e você verá a empresária Traudi Guida. É que o visual merchandising de suas lojas é uma de suas mais corretas traduções, uma vez que concentra os eleitos de sua fina curadoria de objetos em ambientes convidativos, acolhedores, algumas vezes inusitados, sempre caprichados e sedutores.
Antes de ser uma empresária, Traudi é uma anfitriã. Adora receber bem e faz da SOUQ uma extensão de sua casa e estilo de vida. Inspirada nos grandes bazares turcos, focada em lifestyle, a SOUQ é business, claro, mas é business com paixão.
E nem pense que se trata de mais um discurso sobre o valor do propósito nos negócios. Com Traudi a coisa é prática mesmo.
Um exemplo é a já citada vitrine, que é criada e montada por ela, que vai pessoalmente às feiras de décor, conversa com os produtores, cria moods e storytellings para cada uma de suas escolhas.
Trabalho e lazer são indissociáveis para a empresária, que atualmente é sócia do filho caçula, Bento. Imigrante do mercado financeiro para o varejo, ele é o responsável pela expansão da SOUQ. Em quatro anos conquistou 20 pontos de vendas físicos no país e investe cada vez mais no mercado on-line.
“Eu aprendo mais com ele do que ele comigo. É impressionante a agilidade que ele tem para cruzar conhecimentos e informações de áreas diversas para, depois, somar na empresa”, diz Traudi.
Curiosidade e dedicação parecem estar no DNA da família. A decoração e a boa troca entre gerações também. É bonito ouvir Traudi falar sobre a relação dela com a mãe, com a casa da família.
“Na minha infância e adolescência estudei em bons colégios, convivia com pessoas com maior poder aquisitivo que o meu na época. O belo sempre me encantou. Junto com a minha mãe, eu reproduzia ideias que via na casa das minhas amigas”, relembra a empresária, mostrando que o hábito de decorar e enfeitar a vida é, de novo, genético, uma tradição, sempre presente na trajetória da empresária.
Ainda como sócia-proprietária-fundadora da Le Lis Blanc, Traudi já exercitava sua aptidão. “Nos anos 90 percebi que as clientes queriam mais do que tendências de moda, buscavam por um estilo de vida. Lancei a linha Home e ofereci um enredo completo para elas”, conta a empresária. Entre os primeiros produtos estava um home sprays porque o sensorial é essencial para a empresária, que valoriza os cinco sentidos e também o sexto. “Por muito tempo eu ouvi minha intuição para avançar e crescer nos negócios. Eu entendo que o varejo é sobre entender o consumidor, então minha atenção sempre foi voltada para as correntes de comportamento”, diz.
O feeling certeiro de Traudi Guida somado a estratégia pontual desenhada por Bento Guida é parte do sucesso da SOUQ. Parte porque a SOUQ é mais abrangente que isso, é ampla. Tem o cuidado e a paixão já citadas e o encantamento do novo e desafiador. “Eu já tinha vendido a minha marca antiga, já tinha testado outra área do varejo e estava planejando uma temporada sabática, queria alugar um apartamento pequeno em Londres, minha ideia era viver uma vida simples e tranquila. Até que o Bento decidiu migrar para o varejo e me convenceu a descobrir um novo mundo de possibilidades”, conta. “Ainda bem”, completa.