O que te motivou a mudar de plataforma e quais são as principais diferenças na forma de comunicação?

Depois de 15 anos trabalhando com jornalismo diário, eu sentia a necessidade de ter um novo desafio, de reprogramar a direção da minha carreira. Por isso aproveitei a saída da televisão para seguir trabalhando como jornalista na internet. Sinto que a forma de comunicação é muito diferente, mais leve, solta e com muita interatividade, o retorno é imediato. Está sendo uma experiência muito interessante. Atualmente a maioria das pessoas não tem mais tempo de sentar em frente à TV para assistir o jornal naquele horário previsto. Querem ver na hora em que elas podem, querem conteúdo on demand. Com isso a internet só cresce, já que o público acessa na hora em que escolhe, quando pode parar e ver.

2) Quais temas serão abordados no seu canal?
No Vem com John vamos conversar sobre tudo o que nos faz bem. Sobre se sentir bem, viver melhor e mais feliz. Vamos falar sobre saúde, atividade física, alimentação saudável, como cuidar do nosso dinheiro, dicas para deixar a nossa casa mais bonita e a gente também vai conversar sobre viagens. Logo após o lançamento do canal eu começo a viajar para mostrar alguns destinos bem interessantes. A primeira viagem será no Brasil, para o Sul. Sou gaúcho e essa foi uma escolha pessoal, para mostrar um lugar que faz parte da minha origem e que eu sempre gosto de revisitar. É onde vivem a minha família e muitos amigos. A segunda viagem será para o exterior, já em outubro. O destino ainda é surpresa, quem me acompanha vai ficar sabendo nos próximos dias. O que posso adiantar é que imagino que todos vão gostar bastante.

3) Tem um público alvo? Ou é um canal democrático, para todos se divertirem?
O canal vai receber muito bem todos os públicos, todos que se interessam pelos assuntos que serão tratados. Será um espaço pra gente relaxar e se divertir, conhecer novidades e melhorar o nosso estilo de vida.

4)Você se inspirou em alguém? Sempre acompanhou youtubers ou passou a pesquisar mais após a ideia do projeto?
Eu confesso que não tinha o hábito de acompanhar muito de perto o Youtube. De uns tempos pra cá passei a ver com mais atenção, mas aí decidi parar de ver justamente para não copiar modelos. Claro que sempre estou de olho no que está acontecendo, mas tento não copiar. Quero que o canal seja algo diferente do que os outros youtubers fazem.

5) Na sua trajetória você já entrevistou muita gente bacana. Quem você tem vontade de entrevistar no seu canal?
Já entrevistei muitos políticos, atores, atrizes… No canal tenho vontade de bater-papo com pessoas que tem uma conversa interessante, que tem bons exemplos para contar. As entrevistas serão uma das atrações, mas de forma um pouco diferente, tirando o entrevistado do ambiente que ele está acostumado e propondo uma imersão num novo espaço. E assim nós vamos conversando e descobrindo um pouco mais sobre a vida dessa pessoa.

6) Pelos teasers e pelos vídeos que solta no Instagram já dá para ver que você está mais leve do que na bancada do jornal. O formato permite, né?! Você acha que agora as pessoas poderão ter a oportunidade de o conhecer melhor, de verdade?!
Sim!! Essa é justamente uma das vantagens desse novo canal de comunicação. Começando pelo nome!! Eu decidi me apresentar como John, que é meu apelido que só amigos mais próximos costumavam usar. Agora todos podem chamar assim. O John é bem diferente do João Spode que as pessoas se acostumaram a ver pela TV nos últimos 7 anos. Espero usar o espaço para mostrar mais sobre meus valores, sobre o que eu acredito. Vai ser uma conversa muito mais próxima.

7) A produção promete também encantar. Você participa de todos os detalhes da edição?
Participo sim! Eu gosto muito de produções com uma boa qualidade, que demonstram zelo por aquilo que está sendo apresentado. E é isso que desejo para o meu canal. Os vídeos serão semanais e a cada semana eu vou gravar de um lugar diferente. Comigo não tem aquele youtuber que fala sozinho no quarto. O meu canal vai sempre falar sobre os assuntos com a opinião de quem realmente entende do tema. E assim eu e o público que me acompanha vamos aprendendo juntos.

8) Como é o seu cotidiano agora com o YouTube?
Como vou começar a viajar logo após o lançamento, já adiantamos alguns programas. As últimas semanas foram bem corridas pra deixar tudo pronto. Mas de forma geral a rotina tem sido muito boa. Com bastante correria, mas com a alegria de poder fazer o que eu gosto e falar sobre assuntos que fazem parte do meu dia-a-dia.

9) Quem quiser mandar sugestões de temas, como fazer?
Podem mandar sim. As sugestões poderão ser enviadas pelos comentários no Youtube e também pelo Instagram e Facebook.

10) O empreendedorismo é o que move o país?
Sem dúvida. Cada nova pessoa que inicia uma nova ideia “corre o risco” de ter sucesso. E com isso a ideia cresce, envolve mais pessoas, cria empregos, movimenta a economia. Meu pai foi empresário durante 30 anos no Sul e eu sempre tive essa vontade de trabalhar por conta própria. Agora a oportunidade chegou.

11) Qual o último livro que você leu?
Estou lendo Vai lá e Faz, de Tiago Mattos. É um livro que fala justamente sobre empreender e tirar ideias do papel na era digital. É uma excelente dica de leitura para quem gosta de estar conectado com as mudanças que vem ocorrendo no mundo da mídia e da informação nos últimos anos.

12) Se fosse invisível por um dia, o que faria?
Nunca pensei na possibilidade. É algo para ser analisado.. rs

13) O que você busca e espera ter conquistado daqui 10 anos ?
Espero que o canal cresça e atinja mais e mais pessoas. Quero poder ajudar as pessoas a mudar seus hábitos, a manter o que está bom e melhorar o que precisa ser modificado, e assim viver muito melhor. Também espero poder continuar viajando e descobrindo as características de cada parte do mundo. Depois voltar para casa, para o nosso lugar e compartilhar essa experiência com as pessoas.

14) Um lugar em Rio Preto?
Pode ser dois? Praça do Vivendas e cafés do bairro Redentora.

15) Um filme?
O Fabuloso Destino de Amelie Poulain

16) Uma frase?
Não desistir nunca

17) Um hobby?
Viajar

18) Uma série?
The Crown

19) Um sonho?
Ser feliz

20) Uma viagem inesquecível?
Todas são. Paris e Florença, em especial

21) Um lema de vida?
Viver com alegria

22) Uma palavra que te define?
Persistência