Uma iniciativa da Agerip (Associação Geronto Geriátrica de São José do Rio Preto) em parceria com o Riopreto Shopping, Unilago, Paulo de Tarso Instituto Musical, Hammer Instrumentos Musicais, Bekaa Delicatessen, Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (CMDI), Secretaria Municipal de Saúde e Mary kay, vai promover a 2ª Semana “Razão e Sensibilidade”, de 25 a 29 de setembro, no Riopreto Shopping.

A ação tem como objetivo trocar informações e experiências, a fim de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde física e mental na maturidade. O evento é alusivo ao Dia Internacional do Idoso, que é comemorado em 01 de outubro.

Todas as atividades da semana são gratuitas, onde constam palestras ministradas por especialistas em saúde, qualidade de vida e legislação do idoso, além de painel de discussão e oficinas com trabalhos manuais, cognitivos, lúdicos, memória.

Também faz parte do evento a exposição fotográfica “Música na Maturidade”, assinada pela fotógrafa Maria Laura Younes Buchala, onde os “personagens” da temática são associados, moradores da Agerip.

As oficinas acontecem durante o dia, enquanto as palestras e os painel serão realizados no período da noite. A exposição fotográfica “Música na Maturidade” fica aberta à visitação durante o horário comercial do shopping.

A abertura, no dia 25/9, será um evento à parte com coquetel, degustação de vinhos, apresentação musical com piano e violino pelo Instituto Musical maestro Paulo Tarso e palestra ministrada por Maria Cândida Pereira Azem, presidente da Agerip, como indutora da qualidade de qualidade de vida na maturidade.


Segue grade completa:
Data: 25 a 29/9/2017
Onde: Riopreto Shopping
Horário: das 14h às 21h

Programação

1 – Atividades diurnas, a partir das 14h

– oficinas de artesanato
– atividades cognitivas
– atividades laborais
– avaliações físicas
– dicas de nutrição

2 – Atividades noturnas

– 25/09
Abertura, às 19h
• Coquetel de degustação de vinhos
• Apresentação musical no piano com o maestro Paulo de Tarso e o violinista Diogo Silva.
• Palestra com Maria Candida Pereira Azem, presidente da Agerip, indutora da qualidade de qualidade de vida na maturidade
• Exposição fotográfica “Música na Maturidade” com associados da Agerip posando com instrumentos musicais

– 26/09, às 19h
• Palestrante Dr. Sthefano Atique Gabriel, Professor Doutor da Unilago – Trombose na maturidade, como cuidar?

– 27/09, às 19h
• Palestrante Dra. Camila Baumann Betel, Professora da Unilago – Vamos falar de varizes?

– 28/09, às 19h
• Painel de Ideias: Qualidade de vida na Maturidade, pela equipe multidisciplinar da Agerip:

Vanessa Cristina Bernardi, pisicóloga – gerente multidisciplinar
Ana Beatriz Gomes, gerontóloga
Jaqueline Tarifa, nutricionista
Fernanda Fochi, Vanessa Moitinho Carvalho e Fernanda Bonvino, fisioterapia

– 29/09, às 19h
• Tema: Estatuto do Idoso: palestrante Drª Ana Paula Polacchini de Oliveira, advogada e especialista em leis e direitos do Estatuto do idoso
• Apresentação do Coral da Agerip, pela profª maestrina, Maria Aparecida Abissamra